Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escola Estadual Juscelino Kubitschek abre oficialmente nesta terça-feira as comemorações dos 60 anos

A Escola Estadual Juscelino Kubitschek está completando 60 anos de participação na vida educacional do Assu. Para abrir as comemorações, a direção da escola promoverá nesta terça-feira (6), às 19h30, uma Celebração de Ação de Graças, no espaço da galeria central da escola.

Outras atividades alusivas ao aniversário da instituição serão vividas ao longo do mês de dezembro culminando com a apresentação do espetáculo: JK – Morre um Homem no Picadeiro da Vida e Nasce uma História na Magia do Teatro, no ginásio poliesportivo Arnóbio Abreu no dia 21 de dezembro, às 19h30.

A Escola Estadual Juscelino Kubitschek surgiu através do Plano de Valorização do Vale do Açu em 1951, com a denominação de Centro de Formação e Apoio, com o objetivo de capacitar e atualizar educadores, contando a participação efetiva do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, Dom Elizeu Mendes, outros membros da Diocese de Mossoró. Em dezembro do mesmo ano, passou para Escola Normal Regional, no entanto, por falta de recursos financeiros a construção foi paralisada, sendo reiniciada somente em 1955. E em virtude do Centro não oferecer condições necessárias para o pleno funcionamento de suas atividades, parte destas foram funcionar no Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia que cedeu quatro salas de aula para o funcionamento do 1º ao 4º ano da Escola Normal Regional que tinha a frente dos trabalhos o Dr. Lídio Freire.

A inauguração ocorreu no ano de 1958 com o nome de Centro Educacional Juscelino Kubitschek, em homenagem ao então Presidente da República do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira responsável em liberar verbas para a construção da referida escola, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

Em 1959, a escola já funcionando totalmente em suas dependências sob a Direção do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, que recebeu o cargo das mãos da professora Terezinha Wanderley de Sá Leitão, viveu a alegria da Colação de grau das primeiras formandas. Em 1960 passa a ter turmas mistas através de um movimento denominado “Ginásio Assuense” essa ampliação surgiu da criação do sistema de Internato sob a direção da professora Valda Machado Nunes. Este movimento se expandiu e teve ainda como coordenadoras a professora Eurídice dos Santos em 1961 e Libânia Pessoa Lopes, em 1963.
Em 1965 a escola muda de denominação e passa a se chamar “Ginásio Normal de Açu”, nome este que seria modificado em 13/02/1970 para Ginásio Estadual de Açu E administrado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado. Neste mesmo ano em 28 de setembro o governador Monsenhor Walfredo Gurgel através do Ato de Criação nº 11, Art. 45 publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28/09/1970, cria o Colégio Estadual de Açu.

Em 1976, no dia 1º de março a escola volta a ter o seu nome de batismo “Centro Educacional Juscelino Kubitschek”, somente no ano de 1977, em 05 de julho, com a autorização da Secretaria de Educação do Estado, através da Portaria 481/77, passou a se chamar Escola Estadual Juscelino Kubitschek.

A Escola Estadual Juscelino Kubitschek se caracteriza por ter a maior estrutura escolar da rede pública de educação do Rio Grande do Norte, numa área de 30.000 m², sendo que o complexo escolar ocupa 4.430m², possuindo além das 26 salas de aulas, dois laboratórios, um auditório/teatro, duas quadra de esportes e um ginásio poliesportivo.

No momento em que comemora 60 anos, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek se prepara para receber o ensino profissionalizante integrado ao ensino médio. A iniciativa faz parte do Brasil Profissionalizado, um projeto do governo federal que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica em todo o país, para tanto vive uma reforma em sua estrutura física orçada em R$ 1. 850.972,49.

Nesse sentido, a equipe gestora da escola já finalizou a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática – o primeiro nesta categoria que passará a funcionar na instituição – para aprovação do Conselho Estadual de Educação.

A direção da Escola Estadual Juscelino Kubitschek conta para a Celebração de Ação de Graças pela passagem dos 60 anos da escola, com a presença de todos que fazem à comunidade escola e também todos que um dia fizeram parte da instituição e a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário