Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O professor do futuro

Frederico Horie Silva - Educador - Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE)

Comecemos por uma breve reflexão: Por que escolher a carreira de professor? Salários dignos, boas condições de trabalho, alunos estudiosos e bem comportados, equipe pedagógica qualificada e profissão valorizada? Cá entre nós, é difícil que um futuro professor, no contexto educacional atual, enumere tais afirmativas como motivos para a escolha dessa profissão, principalmente se tratando do sistema público de ensino. Por que ser professor então? Por que encarar as salas de aula superlotadas, o descaso das famílias, dos alunos e das autoridades?

A redução da pobreza, das desigualdades sociais e a superação do atual modelo de desenvolvimento são os principais desafios da humanidade, e, por acreditar que a escola tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável, encontramos os motivos e desafios para que o futuro professor seja o professor do futuro; consciente de sua responsabilidade social, preocupado com a formação dos seus alunos e de si mesmo.

Conto agora uma estória de esperança, dedicada a todos aqueles que acreditam na importância e beleza dessa profissão...

05:30 da manhã - Conceição se levanta de um sono mal dormido: É seu primeiro dia de aula na escola nova. Ansiosa, imagina pela enésima vez o ambiente, com o pátio multicolorido e o parquinho - sente vontade de correr até lá.

05:45 - Conceição se dá conta que levantara muito cedo e aproveita o tempo para reler os conteúdos das próximas aulas. Levada, não se contenta em aprender só na escola; vive pesquisando em livros, jornais e na internet. Sabia que seria motivo de deboche por parte dos novos colegas, que não entenderiam como ela arruma tempo para estudar algo que será trabalhado "lá no mês de Outubro".

6:50 - Conceição chega à escola. Dirige-se até a sala de aula e não encontra ninguém. Perfeito. Mexe na disposição das carteiras, escreve o nome no canto da lousa e sai dali de fininho para não ser pega. Inquieta, torce para que os colegas tenham a prática de trabalhar em grupo, pois, lembra-se da outra escola, onde nenhum projeto foi para frente. Ora esbarrando em interesses individuais, ora nas limitações humanas, que se tornam mais evidentes quando não estão imersas em um coletivo de pessoas que se ajudam mutuamente.

Toca o primeiro sinal. Os alunos perfilam. Conceição é a primeira da fila, mas a última a entrar em sala de aula. Os alunos se surpreendem com a disposição das carteiras. Gostam e se entreolham em busca de respostas. Vendo a alegria de todos, Conceição entende porque se esforça tanto. Respira fundo e cumprimenta a sala. Os alunos respondem em coro: - " Sejaa bemm Viindaa Professoooora!".

Afirmo: O professor do futuro deve garantir, junto com uma equipe pedagógica qualificada, um ambiente solidário de aprendizagem para seus alunos. Entretanto, também deve ter compromisso consigo mesmo, com sua formação. Deve ser um eterno aprendiz, pesquisador de sua prática, co-responsável - juntamente com o governo, a escola, a família e a comunidade por uma educação de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário