Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cem anos de história do Brasil em cinco volumes



"A História do Brasil no Século 20" reúne cinco volumes, escritos por Oscar Pilagallo, que resumem cem anos de história brasileira. Os títulos, divididos em períodos de 20 anos, tem edição da Publifolha.

O primeiro da série, "1900-1920", retrata o país que surgiu da declaração da República. O autor também aborda a urbanização do Brasil, a Belle Époque, a Semana de 22, monocultura do café, as elites oligárquicas e as revoltas tenentistas.

Marcado pela Revolução de 30, "1920-1940" apresenta o crescimento do movimento tenentista e a derrocada das oligarquias regionais, a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Cobrindo a crise do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o retorno de Vargas pelo voto popular e seu suicídio, "1940-1960" termina com otimismo e a construção de Brasília.

"1960-1980" descreve o período mais turbulento do país: a ditadura militar. Inicia com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980. O exemplar também aborda o Tropicalismo, a luta estudantil, a guerrilha e a tortura.

O último da série, "1980-2000", traz a campanha das diretas à eleição de Lula à Presidência, passando pela morte de Tancredo, o impeachment de Collor (primeiro presidente eleito no país pelo voto direto) e o plano Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário