Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

JK completa 59 anos

A Escola Estadual Juscelino Kubitschek, Assu/RN, comemora mais um ano de fundação, nesta segunda-feira (6). São 59 anos de história, e não apenas 59 anos de um prédio comum marcada por simples passagem, mas sim de uma instituição grandiosa no nome, na estrutura física, nos alunos e funcionários que por ela passaram e aqueles atualmente presentes, nos inúmeros projetos executados e, sobretudo na contribuição da formação cidadã.

A escola Estadual Juscelino Kubitschek surgiu da necessidade de contribuir na capacitação dos professores da zona rural do município que, através do Padre Américo Vespúcio Simonetti e outros membros da diocese de Mossoró, elaboraram um plano de valorização do Vale do Açu que incluía o reforço a educação, começando assim em 1951 a construção da escola com a denominação de “Centro de Formação e Apoio”, mudando ainda em dezembro do mesmo ano para “Escola Normal Regional”. Por falta de recursos financeiros a construção foi paralisada e reiniciada somente em 1955 – em virtude do centro não oferecer condições necessárias para o pleno funcionamento de suas atividades, parte destas, funcionaram no grupo Escolar Tenente Coronel José Correia que cedeu 4 salas de aulas para o funcionamento do 1º ao 4º ano da Escola Normal Regional, que teve como concluintes na sua primeira turma em 1958: Cornélia Dantas de Macedo, Libânia Pessoa Lopes, Maria Mayder de Oliveira, Maria da Salete Soares, Maria Salomé de Moura, Nair Fernandes Rodrigues, Nilda Maria de França, Sebastiana de Oliveira Cruz, Terezinha Caldas de Medeiros e Terezinha Varela Dantas.

A inauguração da Escola Estadual Juscelino Kubitschek ocorreu no ano de 1958, com o nome de “Centro Educacional Juscelino Kubitschek”, uma homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek pelo gesto de liberar recursos financeiros para o andamento e conclusão da obra.

Em 1959, a escola estava funcionando totalmente em suas dependências sob a direção do padre Américo Simonetti. Em 1960 a escola passou a ter como denominação “Ginásio Assuense”, essa ampliação surgiu com a criação do sistema de internato feminino. Em 1965, a escola mudou novamente de denominação e passou a se chamar de “Ginásio Normal de Assu”, nome este que seria modificado em 13 de Fevereiro de 1970 para “Ginásio Estadual de Assu” e administrado pela secretaria estadual de Educação e Cultura – neste mesmo ano em 28 de Setembro, o governador Monsenhor Walfredo Gurgel através de decreto criou o “Colégio Estadual de Assu”. No dia 01 de março de 1976, a escola passou a se chamar “Centro Educacional Juscelino Kubitschek”, e somente em 05 de Julho de 1977, conforme a portaria 481/77, passou a se chamar Escola Estadual Juscelino Kubitschek ensino de 1º e 2º graus.

já no último dia 10 de novembro, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek por determinação do governo estadual, passou por outra modificação em seu nomenclatura passando a se chamar Escola Estadual Juscelino Kubitschek de ensino básico, fundamental, ensino médio e profissionalizante, mudança necessária para que a escola possa se adequar ao programa Brasil Profissionalizado. Hoje, devido a implantação do programa Brasil Profissionalizado a escola está sendo contemplada por obras de reforma e ampliação no valor de R$ 1.850.972,49.

Na manhã dessa segunda-feira,6, a direção da unidade escolar realizou uma série de atividades para celebrar a data. Entre as atrações: celebração religiosa, café da manhã e momento musical num viva ao nosso JK!

Nenhum comentário:

Postar um comentário