Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência do Brasil: Aprendizagem ou morte!

A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública. Tanto é que dois anos depois, o Brasil já tinha sua primeira constituição.

Até hoje há controvérsias entre os estudiosos a respeito da data da Independência e mesmo do papel ativo de D. Pedro I para que ela se efetivasse. “Houve uma pressão muito grande para que isso acontecesse", explica Carla Ferretti, professora de História do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).. Isso porque os proprietários rurais e de escravos temiam perder a liberdade econômica que ganharam com a vinda da família Real em 1808 e a abertura dos portos. Quando D. João VI voltou para Portugal em 1820, o clima político indicava que o Brasil sofreria um cerceamento de liberdade novamente.

Esse movimento por liberdade econômica e política não acontecia apenas aqui no país, mas estava propagado por toda a América. “Era um reflexo da independência das colônias americanas”, diz a professora.

A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. “Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país”, afirma a historiadora.


Pintura Independência ou Morte! 1888, Pedro Américo. Reprodução: J. Rosael

LEIA MAIS

Nos links a seguir, você encontrará materiais e subsídios para se informar sobre o tema. O primeiro item, lançado com exclusividade pela NOVA ESCOLA, é um vídeo com um tour on-line pelo Museu do Ipiranga, em São Paulo, conduzido pelo professor de História Pedro Raveli. É uma ótima oportunidade para você conhecer de forma crítica esse acervo nacional importante, melhorar suas explicações sobre a Independência e discutir a real importância e dimensões dos atos de D. Pedro I. Para enriquecer ainda mais o perfil do homem do grito do Ipiranga, não deixe de ver a biografia dessa personalidade, cedida por Cândido Grangeiro, historiador e integrante da Palavras Projetos Editoriais.

Eis também uma oportunidade para se informar mais profundamente sobre o contexto da saída de D. João VI do país. O capítulo 17 do livro 1808, de autoria do jornalista Laurentino Gomes, foca especificamente esse momento histórico, dando uma idéia do que se passava no Brasil meses antes do 7 de setembro de 1822. É só acessar o arquivo em pdf para ler. Por último, para completar o especial multimídia sobre a Independência, confira a sequência didática que o professor Daniel Helene, selecionador da área de História do Prêmio Victor Civita 2008, preparou para discutir a questão do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário