Páginas


"Cada ESCOLA é uma escola. Cada PROFESSOR é um professor. Cada TURMA é uma turma. Cada ALUNO é um aluno.
Que bom que assim seja! Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER
com a troca do diferente de cada um de nós".

William Shakespere

sábado, 11 de setembro de 2010

Difícil, porém possível

Eleika Bezerra Guerreiro - Diretora Executiva no Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE)

Os últimos resultados do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte revelaram a regularidade do concurso. Mas, um fato merece destaque e comentários. Josecleyton Ramalho, 18 anos, foi o primeiro colocado, dentre todos os candidatos para o Curso de Medicina - o mais concorrido da UFRN. Residente no Bairro Bom Pastor (Natal), de família humilde. Foi aluno de escola pública! O que teria contribuído para tamanho sucesso?

São indiscutíveis, certamente, o empenho e a determinação de Josecleyton. A escola e a família são determinantes. Especificamente, a Escola Estadual Ary Parreiras acolheu o candidato vitorioso durante o Ensino Fundamental. Registre-se que é, sobretudo, aí onde se aprende a ler, escrever e contar... Cabe comentar que esta Escola, até onde pude presenciar, se diferenciava das demais. O êxito é fruto, também, de todos os profissionais que participaram da formação de Josecleyton. É preciso registrar que o seu Ensino Médio se deu em uma excelente escola, também pública: Cefet-RN.

Trabalhava eu na Secretaria de Educação do Estado e recordo que apareciam pedidos de vagas, em especial, para as Escolas Ary Parreiras e Winston Churchill. Esta, dirigida pelo Professor Orneles - aguarda-se que seja homenageado pelas instâncias educacionais públicas - aquela tinha na sua direção, durante muitos anos, o Professor Capitão Corsino. Ambos tinham como marca a disciplina, a organização, o zêlo e o empenho para que a escola funcionasse com regularidade! Aliás - o que deve ser! Não são poucos os que relembram esses bons diretores! Nessa ocasião, é oportuno, em tempos de crise de gestão educacional, lembrar os bons dirigentes e evidenciar os desdobramentos de uma administração. Ordem, disciplina, regularidade de funcionamento e zelo não fazem mal a ninguém.... Mesmo, algumas vezes, contrariando interesses.

E a família? Evidente que tem o seu papel primordial e está presente neste contexto. As fisionomias dos familiares de Josecleyton estampadas nos jornais da cidade, são suficientes para se imaginar uma família que toma parte na vida - inclusive escolar - dos seus filhos. A expressão "cherchez la femme" inspira no presente cenário outra procura: "cherchez la mère".É indiscutível o importantíssimo papel de uma mãe! Atenção mães!!!

Outra vez se pode lembrar que o binômio escola X família é de fundamental importância para se educar em muitos sentidos um ser humano! Aí se inclui o sucesso escolar.

Retomando, é difícil um jovem de família humilde, estudante de uma escola pública estadual durante o ensino fundamental, ser aprovado, em primeiro lugar, na primeira tentativa para ingressar no Curso de Medicina, o mais concorrido do vestibular 2010 da UFRN! Difícil, porém possível - Josecleyton comprova a afirmativa. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário